Using markerless motion capture for a better screening of musculoskeletal injury risk in football players
O Projeto EXPL/SAU-DES/1441/2021 Using markerless motion capture for a better screening of musculoskeletal injury risk in football players, coordenado por Silvia Arsénio Rodrigues Cabral foi uma das candidaturas financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos realizado em 2020.
O projeto integra o LBMF/Neuromechanics da FMH/ULisboa em colaboração com o Estoril Praia SAD e a Queens University, Ontário, Canada/Theia Markerless inc.
Mais informação aqui
3DCGA: Análise clínica e instrumentada da marcha
Caracterização dos parâmetros cinemáticos (amplitudes articulares), cinéticos (momentos de força, potências articulares e pressões plantares) e eletromiográficos da marcha em sujeitos com alterações na locomoção.
Avaliação biomecânica da técnica de pedalada
Caracterização da cinemática 3D dos membros inferiores e tronco durante a pedalada (amplitudes articulares, assimetrias); avaliação da geometria da bicicleta
Avaliação biomecânica da técnica de corrida
Caracterização da cinemática e cinética 3D dos membros inferiores e tronco durante a corrida (amplitudes articulares, momentos de força e potências articulares)
Avaliação biomecânica do swing no golfe
Caracterização da cinemática 3D dos membros inferiores e tronco durante o swing do golf.
Possibilidade de integração com dados de força de reação do solo.
Avaliação funcional do risco de lesão do membro inferior em atletas
Realização de baterias de testes com o objetivo de avaliar o risco de lesão em diferentes estruturas do sistema locomotor.
Testes realizados: squat jump, drop jump, countermovement jump, unilaterais ou bilaterais, testes de mudança de direção, corrida e travagem.
Avaliação biomecânica do movimento com recurso a sistema markerless
(reconhecimento de padrões de movimento utilizando algoritmos de deep learning)